Quando a ansiedade vira doença?

Quando a ansiedade vira doença?

ansiedade

Quando a ansiedade vira doença?

Problemas no controle de ansiedade costumam ser uma das principais causas que levam pacientes a procurar uma psicóloga em Sorocaba.

É muito importante saber reconhecer quando se tem um problema, com o intuito de procurar ajuda no momento correto. Afinal, a saúde mental é de extrema importância para a qualidade de vida.

Por isso mesmo, trouxemos mais informações a respeito da ansiedade, para que entenda quando procurar uma psicóloga em Sorocaba para te ajudar.

Quando a ansiedade vira uma doença?

A ansiedade é um sentimento normal e que se manifesta na vida de todas as pessoas em diferentes momentos.

Todavia, quando ela passa a ser parte de sua rotina, sendo percebida diariamente atrapalhando sua rotina, é sinal de que se tornou uma doença.

Assim como a tristeza, angústia, raiva, a ansiedade é um sentimento que todos vamos experimentar ao longo da vida. Contudo, algumas pessoas desenvolvem transtorno de ansiedade, que ocorre quando o sentimento de ansiedade não vai embora.

Quem pode ter transtorno de ansiedade?

Todas as pessoas estão sujeitas a manifestar transtorno de ansiedade, que é uma doença e precisa de tratamento.

No entanto, existem situações que deixam a pessoa mais exposta ao risco de desenvolver o transtorno. Como ocorre com vendedores, bancários, corretores e outros profissionais.

Bem como, é comum que ocorra com estudantes de concurso e pessoas em diferentes fases da vida.

O transtorno se dá quando a ansiedade deixa de ser um sentimento pontual e passa a fazer parte da rotina da pessoa, prejudicando seu bem-estar e qualidade de vida.

Principais causas da ansiedade

A ansiedade é um sentimento que pode ter múltiplas causas. Cada indivíduo tem um gatilho que dispara a ansiedade, nós trouxemos alguns exemplos relevantes:

1.   Eventos traumáticos

Os eventos traumáticos estão intimamente associados às crises de ansiedade. Afinal, não é raro que a pessoa tenha uma crise ao perceber o risco de passar novamente por aquela situação que causou o trauma.

Por exemplo, alguém que foi assaltado enquanto ia para casa. É uma situação muito comum no país, que pode ser um gatilho para que a pessoa desenvolva transtorno de ansiedade.

2.   Grandes expectativas

É por isso, inclusive, que é comum que em algumas profissões os profissionais sejam mais ansiosos que outros.

Perceba, por exemplo, que a rotina de um corretor de imóveis de alta performance é muito diferente da rotina de um porteiro. O corretor lida com a ansiedade de fechar negócios para ter sua renda positivamente impactada. Enquanto o porteiro tem um trabalho com menos gatilho para a ansiedade, por exemplo.

Os contextos de situações estressantes, fatores genéticos e até mesmo distúrbios hormonais ocasionam alterações que podem gerar transtorno de ansiedade. Portanto, é importante reconhecer o problema e procurar ajuda.

Como tratar a ansiedade?

O tratamento do transtorno de ansiedade requer procurar uma psicóloga em Sorocaba, que fará o diagnóstico e poderá intervir por meio de terapia.

Além disso, é muito comum que a profissional oriente a procura de um psiquiatra, com o intuito de tratar com intervenção medicamentosa.

Afinal, em muitos casos é preciso a combinação de medicamento e psicoterapia para que o paciente possa voltar a ter qualidade de vida, bem-estar e saúde mental.

Suspeita que a ansiedade virou doença? Procure ajuda

Agora que você já sabe mais sobre a ansiedade de ter virado doença, procure ajuda! Busque uma psicóloga em Sorocaba que seja capaz de te atender faz toda a diferença

Ter o suporte necessário fará a diferença para que possa restaurar sua qualidade de vida e bem-estar emocional. Trata-se de um trabalho de longo prazo e que demanda auxílio especializado.

Portanto, se você suspeita que a ansiedade se tornou uma doença que está acometendo sua rotina, agende sua consulta e tenha auxílio especializado.

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quem Sou!

Olá, tudo bem? Gratidão por estar aqui e por seu interesse em conhecer um pouco sobre mim.

Meu nome é Aline Araujo Corona, Psicóloga capixaba que já morou no interior paulista no passado e que a vida trouxe para cá de volta. Sou graduada em Psicologia pela UFES, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (FGV) e Terapeuta Junguiana em formação pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa.

Atuação:

  • Psicoterapia individual
  • Psicoterapia de casal
  • Estratégias em grupo
  • Palestras com foco clínico e organizacional
  • Reorientação de carreira
  • Psicóloga organizacional