Janeiro branco: saúde mental não é banal
Janeiro branco: saúde mental não é banal

Janeiro branco: saúde mental não é banal
A ação Janeiro Branco é importantíssima para reforçar a necessidade de cuidar da saúde mental. Os meses de conscientização são indispensáveis para levar informações de qualidade para a população e reforçar mensagens importantes de cuidado com a saúde mental.
Conheça mais sobre o mês de conscientização a respeito da saúde mental, para que possa adotar uma reflexão relevante sobre os cuidados que todos deveriam adotar.
O que é o Janeiro Branco?
Janeiro Branco é um mês de conscientização sobre os cuidados para com a saúde mental. Muitas pessoas ainda não entendem a importância da terapia, relaxamento e busca pela qualidade de vida a partir de cuidados para com a saúde emocional.
Ao observarmos os estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas no mundo (9,3%), e o segundo maior das Américas com pacientes com depressão (5,8%).
O que revela que é indispensável adotarmos medidas de conscientização e cuidado da população o quanto antes. Tendo em vista que, a saúde mental é tão importante quanto a física e não pode ser negligenciada.
3 dicas para melhorar a sua saúde mental
Existem algumas dicas que podem ser implementadas hoje mesmo em sua rotina para beneficiar sua saúde mental, conheça:
1. Fazer terapia com psicólogo
O psicólogo é um profissional capacitado para te auxiliar a lidar com as questões emocionais. Procurar um profissional quando existe dificuldade de lidar com emoções e frustrações é fundamental.
De modo que, o profissional possa te orientar na busca por ferramentas emocionais que te ajudem a passar por momentos desafiadores.
Ter boas ferramentas para lidar com as dificuldades da vida é indispensável, para que possa enfrentar os momentos com a máxima positividade.
2. Praticar atividade física
Não é raro cometer o erro de desconectar a saúde mental da saúde física, contudo, elas estão diretamente relacionadas.
Praticar atividade física é benéfico para a saúde emocional, por contribuir para a capacidade cognitiva, aumenta a autoestima, fornece mais energia e libera endorfina.
A endorfina é popularmente conhecida como hormônio da felicidade, que proporciona inúmeros benefícios para o bem-estar.
3. Aproveitar momentos de lazer
Os momentos de lazer são importantes para a saúde mental e muitas vezes são deixados de lado em prol de conquistar um objetivo.
É comum se dedicar aos estudos ou trabalho pontualmente de forma desequilibrada para alcançar uma meta. Nesses casos, as pessoas deixam momentos de lazer de lado em prol de alcançar o objetivo pontual.
Esse desequilíbrio pontual pode elevar o estresse e ocasionar impactos negativos na saúde emocional. Por isso, é importante buscar promover momentos de lazer mesmo em períodos de maior dedicação em prol de alcançar um objetivo.
4. Tenha uma boa rotina de sono
Deixar de dormir algumas horas para trabalhar ou até mesmo aproveitar o momento com pessoas queridas é um erro comum.
O ideal é dormir o suficiente para que seu corpo possa se recuperar e você consiga ter boa performance no dia seguinte.
Quando o sono não é reparador é comum perceber maior inquietação, dificuldade de concentração e uma série de outros problemas que afetam a sua performance e saúde. Procure dormir entre 7 e 8 horas por noite regularmente, para que tenha a recuperação necessária para seu corpo e saúde mental.
Conclusão
Agora que já sabe mais sobre o janeiro branco e a importância de investir em cuidados de saúde mental, reflita sobre a sua rotina.
Sempre que você suspeitar que precisa de ajuda, não deixe de agendar a sua consulta. Ter um profissional auxiliando na busca por uma vida mais equilibrada e saudável é indispensável.