Relacionamentos líquidos
Relacionamentos líquidos

Relacionamentos líquidos
Já ouviu falar sobre relacionamentos líquidos ou amor líquido? Amores líquidos é uma expressão cunhada por Zigmunt Bauman, que narra exatamente o que muitas pessoas percebem na prática.
Aquele estilo de vida moderno, acelerado, em que os relacionamentos se tornaram mais superficiais.
Na era de relacionamentos líquidos, é perceptível que as relações diminuíram em quantidade e durabilidade.
Relacionamentos líquidos e a secreta angústia
Ao olhar mais desatento, pode parecer algo antiquado, a ideia de ter alguém para dividir a vida e compartilhar as alegrias e dores.
Com uma geração cada vez mais conectada, que conhece pessoas em apps, marca dates e seleciona detalhadamente qual será seu próximo par, os relacionamentos estão cada vez mais superficiais.
Esse cenário acaba afligindo aqueles que buscam algo mais tradicional. E causando a secreta angústia daqueles que buscam um amor para a vida inteira e se sentem deslocados a cada dia dos namorados quando estão solteiros.
Não há problema em viver livremente, ficar com uma pessoa na sexta, outra no sábado e outra no domingo. O problema existe quando há um círculo vicioso: a pessoa busca de um relacionamento duradouro, se conecta com pessoas superficiais e se frustra.
A busca contínua por um amor para a vida toda sem sucesso causa angústia, ansiedade e uma série de sentimentos negativos.
É mesmo difícil encontrar alguém que valha a pena?
Com tantas opções disponíveis, aplicativos de namoro e pessoas solteiras, evoluir uma ficada para namoro e um namoro para casamento tem sido cada vez mais raro.
Não é em vão que o tema continua a gerar entretenimento. A busca pelo amor motiva reality show, como o Casamento às Cegas, um sucesso mundial.
O que ao olhar mais atento revela que no universo dos relacionamentos líquidos, ainda há espaço para os que buscam o amor.
Mas um ponto não pode ser ignorado: a falta de disponibilidade mental para os relacionamentos.
Com as pessoas cada vez mais focadas nas telas, o objetivo é mostrar uma vida perfeita. Mas um relacionamento real, dá trabalho.
O que pode ser uma das explicações pelas quais ao primeiro sinal de problema, as pessoas procuram outra opção.
O desenvolvimento pessoal é um caminho para encontrar o amor?
Sem dúvidas, procurar investir em si mesmo e desenvolver profundamente seus conhecimentos sobre si, objetivos de futuro e entender o que busca em uma relação é fundamental.
Afinal, quem se desenvolve emocionalmente consegue ter clareza em seus relacionamentos, para que possa se conectar com as pessoas que possuem os mesmos propósitos.
Uma pessoa que tem suas feridas emocionais curadas, compreende seu próprio valor e tem clareza daquilo que busca, naturalmente tem mais chances de entrar em bons relacionamentos.
Por isso, a psicoterapia é uma aliada de quem busca se desenvolver para que possa ter saúde emocional e buscar um relacionamento que seja saudável.
Não há problema algum em só ficar ou buscar uma relação líquida. Contudo, aqueles que realmente buscam um relacionamento duradouro com felicidades e dificuldades, precisa ter clareza disso e se desenvolver para se preparar para viver esse tipo de relação.
Uma vez que, enquanto as pessoas não buscam desenvolvimento e não olham para seus próprios problemas emocionais, acabam repetindo padrões.
Portanto, a psicoterapia é uma grande aliada daqueles que desejam construir relacionamentos mais profundos e duradouros.
Conclusão
Os relacionamentos líquidos são parte da realidade de nossa sociedade. Contudo, se não é isso que está buscando, posicione-se.
A psicoterapia é uma excelente ferramenta para conhecer mais sobre si mesmo e se desenvolver para que consiga mudar padrões de seus relacionamentos.
Agende uma consulta, invista em seu desenvolvimento pessoal e tenha clareza sobre o que procura para seu futuro, para que possa saber exatamente o que está procurando em um parceiro (a) ideal.