Narcisismo: o que é e como identificar nas relações
Narcisismo: o que é e como identificar nas relações
Narcisismo: o que é e como identificar nas relações
O narcisismo é um tema cada vez mais debatido em sociedade, principalmente por causa das relações com pessoas narcisistas.
Afinal, são pessoas que possuem grande potencial de machucar os sentimentos daqueles que estão ao seu redor. Por isso mesmo, é importante entender o que é o transtorno de personalidade narcisista. Confira mais a seguir.
Narcisismo: o que é e como identificar nas relações
O narcisismo é um transtorno de personalidade, que tem como principal característica um comportamento sem empatia e egocêntrico.
Por isso, a pessoa narcisista tem dificuldades em suas relações interpessoais, podendo causar danos para aqueles que estão ao seu redor.
Afinal, é alguém que não tem empatia em relação aos sentimentos das pessoas com as quais convive. E isso é extremamente prejudicial para quem convive diariamente com um narcisista. Frequentemente as pessoas se sentem manipuladas pelo narcisista.
As pessoas narcisistas apresentam uma necessidade constante de atenção e sempre desejam ser o centro das atenções em todos os ambientes.
O que é Transtorno de Personalidade Narcisista?
Trata-se de uma condição mental em que as pessoas possuem um senso elevado de sua própria importância no mundo. É por isso que os narcisistas apresentam necessidade de atenção e admiração constantes.
E quando estão em relacionamentos, costumam ser bastante conturbados. Afinal, os narcisistas só se importam com os próprios sentimentos, por não terem empatia pelos outros.
O que parece ser uma pessoa com grande autoestima, na realidade é o extremo oposto. Os narcisistas são pessoas muito vulneráveis às críticas, o que revela a fragilidade de autoestima das pessoas diagnosticadas com o transtorno.
4 sinais de narcisismo
Nós listamos algumas características de narcisismo, para que as conheça e entenda mais sobre o comportamento das pessoas que vivem com esse transtorno, confira:
1. Necessidade de atenção
Todo narcisista tem intensa necessidade de atenção, justamente por ser uma pessoa que precisa da validação de terceiros. Por isso mesmo, pessoas com intensas necessidades de serem o centro das atenções demonstra um sinal intenso de que são pessoas narcisistas.
2. Falta de empatia
O narcisista não se coloca no lugar do outro. E essa falta de empatia impacta negativamente o cotidiano de todos que convivem com essa pessoa.
3. Crença de que é especial
O narcisista acredita que é especial, diferente dos demais ao seu redor. E é por isso que ele costuma se associar com pessoas que desfrutam de sua “condição elevada”.
4. Inveja
É bastante comum que o narcisista seja extremamente invejoso. Por ser uma pessoa que está sempre se comparando, é natural que sinta essa inveja a partir do momento em que observa alguém que ele classifica como melhor que ele mesmo.
O impacto de conviver com um narcisista
Toda pessoa que convive com narcisistas que não estão conscientes do transtorno e que não estão em acompanhamento sentem impactos negativos.
Afinal, o narcisista quer o “palco” o tempo inteiro. Por isso, é normal diminuir as conquistas dos outros, estar em constante “disputa” pela atenção dos demais naquele ambiente e apresentar alguns comportamentos que são muito nocivos.
Por isso mesmo, é importante saber que o principal impacto da convivência são os problemas emocionais e psicológicos, como a baixa autoestima, ansiedade, depressão e até mesmo manifestação de transtorno de estresse pós-traumático.
Uma vez que, a maior parte das pessoas que convive com um narcisista acaba sendo abusado emocionalmente pelo narcisista.
Caso você esteja passando por uma convivência conflituosa ou difícil com alguém, é importante procurar ajuda psicológica. De modo que, possa ter apoio emocional fazendo acompanhamento com um psicólogo que possa te auxiliar. O apoio psicológico faz toda a diferença para ajudar a lidar com pessoas narcisistas. Agende sua consulta.